BLOGUE DA AAS

ASSEMBLEIA GERAL


            As duas Assembleias Gerais da “Associação África Solidariedade” – para apreciação e votação do Relatório e Contas de 2013 e para a Eleição dos Órgãos Sociais para o triénio 2014-2016 – realizaram-se, conforme previsto, no dia 15 de Março de 2014, na Sede da A.A.S.
Iniciou-se a primeira sessão sob a presidência do Vice-Presidente da Assembleia Geral, Cónego Orlando Mota e Costa, que justificou a ausência do Presidente, Prof. Eng. João Lopes Porto, por motivo de doença que o impossibilitou de comparecer, manifestando-lhe a sua inteira solidariedade, com os votos de rápido e completo restabelecimento. Por proposta do sócio Dr. Augusto Lopes-Cardoso, todos os presentes foram unânimes em se solidarizar com este voto.
Seguindo a Ordem de Trabalhos, foram estes iniciados pela leitura e votação da acta de Março de 2013, a qual foi aprovada por unanimidade.
Igualmente aprovado por unanimidade foi o Relatório das Actividades, relativo a 2013, o qual foi exposto pela Presidente da Direcção Dra. Maria Manuela Lopes-Cardoso, com a proficiência e o calor a que já nos habituara. A este respeito ainda foram dadas algumas explicações pela Dra. Isabel Veiga de Miranda.
Esta aprovação foi, como é evidente, apoiada no Parecer do Conselho Fiscal, presidido pelo Eng. José Manuel de Sousa Pinto, apresentado com a clareza e a sobriedade habituais; não deixou de manifestar o seu apoio aos esforços que a Direcção tem desenvolvido para conseguir activar alguns dos seus projectos, ainda pendentes de patrocínio.
Foi muito gratificante verificar a comparência de grande número de associados, contrariamente ao que vem sendo habitual. Notou-se ainda a presença entusiasta e participativa de 5 estudantes africanos com bolsas de estudo concedidas pela A.A.S.
A esta Sessão seguiu-se imediatamente a da segunda convocatória, para eleição dos Órgãos Sociais para o próximo triénio, tendo sido eleita, também por unanimidade, a única lista concorrente, constituída quase que completamente pelos componentes da actual, acrescendo os novos nomes da Profª Doutora Elvira Mea e do Eng. Filipe Pereira, de naturalidade moçambicana e mestrando em Engenharia.

A sessão terminou cerca das 12.00 horas, em ambiente de satisfação pela maneira como decorreram os trabalhos, e de evidente optimismo pela continuidade operativa da Associação África Solidariedade.

 Corpos Directivos eleitos para o próximo triénio:


DIRECÇÃO
Presidente
Maria Manuela Lopes-Cardoso
Vice-Presidente
Carlos Alberto Carvalhos Dias
Secretárias
Maria Anita Ramos de Azevedo
Maria de Lurdes Gomes do Monte
Tesoureiro
Celso José Patrício
Vogais
Isabel Veiga de Miranda
Rui Moreira
Aires Wagner Neto
Maria Isabel de Vasconcelos Lencastre
Maria Teresa Porto
Maria Teresa de Sousa Pinto Pais
Filipe Pereira Moçambique

ASSEMBLEIA GERAL
Presidente
João Lopes Porto
Vice-Presidente
Orlando Mota e Costa
Secretário
José Manuel Soares da Fonseca

ONSELHO FISCAL
Presidente
José Manuel de Sousa Pinto
Vogais
Eugénio Anacoreta Correia
Maria Emília Couto

Maria Emília Couto

CONSELHO CONSULTIVO
Elvira Mea
José António Duran
Álvaro Amadeu de Azevedo
Maria da Conceição Marques da Silva
Arlindo Sequeir